sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Derbake - Darbuka -Doumbek - O que é?


O que é Derbake:
Derbak, Darbuka, Tabla ou Doumbek é um instrumento musical de percussão que fornece uma base rítmica para dar estrutura à música árabe.
Pode ser construído de barro ou madeira com peles de couro de peixe ou carneiro. Os mais tradicionais são de argila queimada e recebem revestimento de couro ou pele de peixe Os mais modernos são construídos de Alumínio fundido com pele de nylon sintético, ou de materiais como fibras de vidro, garantindo mais resistência e afinação duradoura dependendo da sua frequente utilização ou do gosto do músico. Também podem ser de madeira
O solo de derbake é composto de ritmos e marcações. Extremos altos e baixos no aspecto velocidade e sonoridade, onde as variações de possíveis brincadeiras do músico dão as nuances na melodia.

Exemplo de uso da palavra Derbake:
Ao solo de derbake, a bailarina e o músico se desafiam para assim formarem uma bela apresentação.
É considerado por muitos como o principal instrumento de percussão árabe, é usado em diversas regiões e com variadas nomenclaturas.

Na região mediterrânea, Turquia e no extremo Oriente, recebe o nome de darabuka ou darbuka. No Marrocos, norte da África e em algumas regiões do Mediterrâneo, Egito, Líbano e Síria, é chamado de derbake, tabla ou durbak. Já ao longo do Golfo Pérsico é chamado de doumbek. Parece um banquinho, mas assim como o nome, a forma também pode sofrer ligeiras alterações de acordo com a região.

O derbake produz dois sons principais, e já conhecidos por nós como DUMs e TAKs. Os DUMs são conseguidos tocando o centro do instrumento com a palma das mãos, enquanto os TAKs são produzidos tocando-se no diâmetro, com as pontas dos dedos. Assim, com a outra mão marca-se os KAs. Tradicionalmente, é tocado embaixo do braço ou sobre as pernas.
 
Esse instrumento de percussão se caracteriza pela sua variação de belos e encantadores sons, formados pelos seus extremos sonoros (DUM –TA- KA)
O solo de derbake é composto de ritmos e marcações. Extremos altos e baixos no aspecto velocidade e sonoridade, onde as variações de possíveis brincadeiras do músico dão as nuances na melodia. É em seu solo que a bailarina e o músico se desafiam para assim formarem uma bela apresentação.
É um instrumento complementar das bandas Árabes por dar o ritmo á musica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas