sexta-feira, 1 de março de 2019

Véu na Dança do ventre


O véu representa o elemento ar e é ‘’a alma’’ da bailarina.
O acessório mais queridinho das bailarinas quando se trata de rotina oriental ou Mejance.
Ele trás um ‘’quê’ de mistério a dança, servindo para ocultar, envolver ou encobrir .
O véu  não faz parte tradicionalmente da dança oriental, as egípcias usam pouco e as libanesas usam com movimentos bastante simples. Já as bailarinas ocidentais – americanas e europeias foram às disseminadoras do uso do véu na dança do ventre e  desenvolveram técnicas mais elaboradas. E só mais tarde chegou ao Brasil.
Há relatos de que a primeira bailarina a usar o véu em cena foi a Egípcia Samia Gamal, pois ele era um instrumento usado apenas para o estudo da postura de braços.
Segundo Jade El Jabel, a bailarina que possui uma boa postura, bem como de braços e mãos não necessita especificamente de aula de véu. Pois ele fica bonito em qualquer movimento.
 Como, quando e onde utilizar véu?
Aqui, meus amores, entra a importância de se saber o que está dançando!
Ele sempre é muito bem vindo nas Rotinas orientais / Mejance (Vale lembrar que não é obrigatório), Nas músicas mais modernas, em fusões. E nunca, JAMAIS em folclores como por exemplo o Said, ou Baladi.Também não se recomenda usar em solo de derbak.
Geralmente a bailarina faz uma entrada com o véu e o deixa logo em seguida... (Elegância ao soltar ele, okaaaayyyyyy. Não o  jogue como se fosse um pano de chão! É tua alma, lembra?).
As iniciantes optam na maioria das vezes por dançar com ele do início ao fim, pois traz mais segurança e mantém o olhar do público focado nos movimentos do véu e não da bailarina em si.
DICA D’AZIZA:

1 -  Ao soltar o véu, faça sempre em um cantinho do espaço cênico onde você não vá dançar mais.Para não correr o risco de pisar nele e um escorregão fora dos planos acontecer. No fundo do palco é um bom lugar, por exemplo.

2 – A escolha do figurino é bem importante quando se opta por dançar com véu. Não o modelo em si, mas os bordados... Strass por exemplo é lindo mas vira nosso inimigo nessa hora. Ele prende o véu e aí dependendo da tua experiência com palco/público pode te deixar em maus lençóis. (Dica da dica : passar base incolor de unha ajuda muito, faz com que o strass não ‘’se apegue’’ ao véu.)
3 – Acessórios : Brincos enormes, pulseiras e colares de strass são lindos de se ver numa apresentação. Mas em se tratando de véu é preciso ter cuidado e ter em mente que podem grudar . Faça sempre um teste antes.
Tamanho do véu:

Para quem está iniciando a medida ideal é a seguinte: Abra os braços, some um palmo à mais em cada lado, de uma ponta a outra. Essa é a largura . Ainda com os braços abertos, a medida da altura vai ser do seu queixo (ou do ombro) até o joelho.
Após se adaptar com esse tamanho, pode se adaptar facilmente com outras medidas.
O tecido ideal para começar pode ser crepe chifon, Musseline etc... Depois que você dança com esses (mais pesados) fica fácil dançar com um véu de seda <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas